Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho

IBCCF | UFRJ

Instituto de Biofísica
Carlos Chagas Filho

IBCCF | UFRJ

Apresentação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho

Nosso Instituto inicialmente especializou-se em aplicar métodos físicos à pesquisa biológica e, no âmbito do ensino, assumiu a responsabilidade pelas disciplinas clássicas de Biofísica, Fisiologia e Parasitologia. Ao longo de sua história, no entanto, tornou-se uma instituição multidisciplinar, reunindo grupos de alta qualificação em todos os níveis de análise de fenômenos biológicos.

Esta diversidade é o grande patrimônio do IBCCF. A organização flexível, na forma de programas acadêmicos, facilita a dinâmica da instituição em face das velozes transformações da ciência moderna. Como reflexo da proposta aberta da instituição, o IBCCF hoje atua, além da pesquisa de ponta, em iniciativas pioneiras de modernização do ensino de graduação e da extensão universitária, em colaboração com outras Unidades e Centros da UFRJ.

O IBCCF recebe anualmente mais de 5000 alunos de graduação, possui 03 programas de pós-graduação, dentre os melhores do país na área de ciências biológicas e da saúde, são eles: Ciências Biológicas (Biofísica), Ciências Biológicas (Fisiologia) – que ostentam os níveis 7 da CAPES – e Mestrado Profissional de Formação para Pesquisa Biomédica. A partir de 2006 entrou em funcionamento o novo Bacharelado em Ciências Biológicas – Modalidade Biofísica, um novo curso de graduação, destinado a expandir a oferta de vagas na UFRJ no contexto de programas de formação profissional para setores ainda incipientes, que demandam alta qualificação científica na interseção das ciências biomédica e exatas. Até dezembro de 2017, mais de 2225 Dissertações de mestrado e Teses de doutorado foram defendidas por alunos de pós-graduação no IBCCF. Muitos destes ex-alunos estão hoje entre as principais lideranças das Ciências Biomédicas e ocupando elevados cargos em universidades e instituições de pesquisa no país e no exterior.

Na interface com a sociedade, conta o IBCCF com uma atuante Coordenação de Atividades de Extensão (CATE), além de coordenar a participação da UFRJ no Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).

A produção científica do IBCCF é de alto nível e crescente. O reconhecimento ao alto padrão científico da instituição é demonstrado através do número de pesquisadores participantes de programas nacionais competitivos de financiamento à pesquisa, como o PRONEX, Cientistas do Nosso Estado, Cientistas Jovens do Nosso Estado, além de programas internacionais como o do Howard Hughes Medical Institute e da Fundação John Simon Guggenheim. O IBCCF é, hoje, sede do Instituto Nacional de Pesquisa Translacional para Amazônia além de contar com dezenas de pesquisadores participantes de outros Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia nas duas edições deste programa criado pelo MCT em 2008. O IBCCF tem liderado diversas iniciativas pioneiras no Estado do Rio de Janeiro, como o projeto Rede de Proteômica do Rio, bem como participação nas redes de sequenciamento genômico do Estado, RIOGENE, e no projeto nacional, BRGENE. Numerosos docentes do IBCCF encontram-se entre os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Medicina e muitos têm sido agraciados com as condecorações da Ordem Nacional do Mérito Científico, imposta pelo Exmo. Sr. Presidente da República, na área de Ciências Biológicas.