A História do IBCCF
Ao assumir a Cátedra de Física Biológica na Universidade do Brasil, em novembro de 1937, algumas questões importantes se impunham para Carlos Chagas Filho, relativas à sua visão estratégica sobre a institucionalização da pesquisa em ciências básicas na universidade, e que nortearia sua intenção de implantar um novo e amplo programa de pesquisas. A primeira delas referia-se à opção por permanecer na Universidade do Brasil ou no Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz (IOC). Até então, Chagas Filho havia acumulado a atividade docente na Faculdade de Medicina com a pesquisa nos laboratórios de Manguinhos e a docência no Curso de Aplicação
Ao tomar posse da cátedra Carlos Chagas Filho foi obrigado a se desligar do IOC, por força da lei recém-promulgada que impedia a acumulação de cargos no serviço público. Por outro lado, a mesma lei foi responsável pela exoneração dos demais assistentes da cátedra, o que lhe permitiria espaço para a formação de uma nova equipe. Os primeiros nomes a fazer parte da equipe do Laboratório de Física Biológica foram Tito Enéas Leme Lopes, que estava no interior de São Paulo, e Lafayette Rodrigues Pereira Filho, que já fazia parte da equipe da cátedra quando o titular era seu pai. Ambos eram contemporâneos de Chagas Filho na Faculdade de Medicina.
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O próximo passo seria encontrar um modelo científico, um tema e um objeto sobre o qual construir sua agenda de pesquisa, aplicando as modernas técnicas da Biofísica. Paralelamente, ocupava-lhe o espírito o fato de que a nova disciplina exigia formas distintas de institucionalização. O peixe elétrico Poraquê Amazônico (Electrophorus electricus) fornecia-lhe um dado essencial: era a ligação de que necessitava com a Ciência nacional e com um modelo de política científica voltado para modernização do país, através da ênfase na formação não só de cientistas, mas também de professores que atuaram no ensino secundário, reformulando, a partir do alto, todo o sistema educacional. Havia também uma forte preocupação com o baixo nível de profissionalização da ciência no Brasil.
Carlos Chagas Filho optou por estabelecer-se e implantar seu projeto na universidade contando principalmente com o fato inegável de que este era um terreno no qual poderia acionar seus recursos sociais e seu capital científico de forma bem mais eficaz. Alguns dos atores envolvidos na reformulação da estrutura universitária, e que ocupavam postos-chave na alta burocracia estatal naquele momento, eram pessoas bastante próximas ao nosso personagem. Criadas as condições, restava ainda a dificuldade de identificar os perfis e os nomes que fariam parte da equipe. Se as faculdades e escolas de ciências ainda estavam em fase de implantação, a estratégia adotada seria buscar profissionais entre os que, como ele, fizeram da formação científica uma opção pessoal, construindo seu próprio caminho.
De Manguinhos veio Almir Castro, a quem responsabilizou por elaborar o curso de estatística de pequenas amostras aplicada à genética. Veio também Hertha Meyer, cientista alemã de origem judaica, que trabalhava no laboratório de preparação de vacinas. Graças à repercussão de seus trabalhos sobre cultura de tecidos cardíacos, foi possível montar em 1940, com auxílio de Evandro Chagas e o financiamento de Guilherme Guinle, o Laboratório de Cultura em Tecidos.
Uma importante estratégia de recrutamento foi feita entre os alunos do curso de medicina, principalmente entre os do 1º e do 2º ano. Eles faziam sua iniciação científica estudando algum aspecto dos potenciais elétricos do peixe Poraquê (Electrophorus electricus), sendo essa prática de socialização adotada até meados da década de 50. Segundo Darcy Fontoura de Almeida, ela permitia que se ampliasse o campo para a investigação biofísica, era também a forma de treinamento nas técnicas experimentais, além de representar a valorização em si de um tema da ecologia nacional.
A grande modificação institucional viria ao final do ano de 1945, com a elevação do status do Laboratório de Biofísica, que de fato ainda era a Cátedra de Física Biológica, em Instituto de Biofísica, e mantinha, como não poderia deixar de ser, relações bastante próximas com a redemocratização do país, após o fim do Estado Novo. Por estar num momento de transição entre dois modelos de pesquisa, o básico e o aplicado, e por não haver ainda uma política voltada para o desenvolvimento científico, Chagas Filho também enfrentava dificuldades de toda ordem para implantar seu projeto científico na universidade. Foi necessário estabelecer compensações salariais para viabilizar a permanência dos pesquisadores, e elas provinham principalmente da verba Guinle e de bolsas da Fundação Rockfeller.
Texto baseado no artigo: Um estudo de caso: a criação do Instituto de Biofísica, de Ana Luce G. S.
Biografia do Dr. Carlos Chagas Filho
O Professor Carlos Chagas Filho nasceu em 12 de setembro de 1910, um ano após a descoberta da doença de Chagas, feito que transformou Carlos Chagas, seu pai, em um dos maiores cientistas brasileiros. Filho de mineiros, nasceu num Rio de Janeiro tranquilo, com poucos carros e natureza exuberante.
Os anos de infância foram passados numa confortável residência na Rua Paissandu, no bairro do Flamengo, e nas viagens de férias para as fazendas da família em Minas Gerais. Da casa em que morava com o pai, o irmão mais velho, Evandro, e sua mãe, Iris Lobo Leite Pereira, Chagas Filho guardou boas recordações: os grandes almoços dominicais que costumavam contar com convidados ilustres do meio científico, o primeiro contato com os livros por meio de sua governanta e as brincadeiras no pomar, onde se deliciava com mangas, abacates, jamelões e outras frutas brasileiras.
O contato com a natureza foi fundamental para despertar o interesse de Chagas Filho pela ciência. Suas peripécias em meio ao verde e as férias na fazenda complementavam as aulas de história natural a que o jovem assistia no curso Lyra, onde concluiu o ensino fundamental. Depois, seguiu para o Colégio Rezende, em Botafogo, onde finalizou o ensino médio. Nessa escola, teve as primeiras aulas de física e química, em que se mostrou um ótimo aluno.
O interesse pela Ciência, sem dúvida, teve fortes influências de Carlos Chagas, que esteve à frente do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde Pública, além de ter sido catedrático de Medicina Tropical na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. As observações e as descrições feitas por seu pai ensinavam sobre as tradições da terra e incutiam a importância da experimentação e da pesquisa, aliadas aos estudos.
Foi em 1934, ano em que seu pai morreu, que o então médico conheceu aquela que seria sua companheira de vida. Durante um baile carnavalesco do Country Club, Chagas Filho se encantou por Ana Leopoldina Mello Franco – ou Annah –, caçula do diplomata e político Afrânio de Mello Franco com Sílvia Cesário Alvim de Mello Franco.
O casamento inaugurou uma nova fase. A proximidade com a família de Annah, em especial os cunhados Virgilio e Afonso Arinos, rendeu a Chagas Filho fortes laços com personalidades influentes da vida política e cultural brasileira. As conquistas profissionais, por sua vez, multiplicaram-se.
Sete anos após o casamento, nasceu a primogênita do casal: Maria da Glória. Outras três filhas vieram depois: Silvia Amélia, Anna Margarida e Cristina Isabel. Chagas Filho teve treze netos e oito bisnetos.
Texto completo em: Carlos Chagas Filho O “cientista elétrico” de Luiza Massarani e Nara Azevedo
Artigos sobre o Prof. Carlos Chagas Filho
Carlos Chagas Filho do curso de graduação à cátedra de Física Biológica